Equipe do projeto Criança e Consumo participa com artigo sobre estratégias de comunicação mercadológica dirigida às crianças na rede.
Isabella Henriques e Renato Godoy, diretora e pesquisador do projeto Criança e Consumo do Instituto Alana, participaram da publicação TIC – Kids Online Brasil 2013 com o artigo “A complementaridade entre os canais infantis, seus sites e perfis em redes sociais: uma nova estratégia de comunicação mercadológica voltada às crianças”.
A obra é uma compilação de dados e artigos sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil, organizada pelo CETIC.br, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br).
No artigo, os autores apontam a estratégia de complementaridade entre canais infantis e a internet como um grande chamariz para o consumo. Atualmente, estes canais exercem essa comunicação complementar: o intervalo comercial convoca a criança a acessar o site da emissora, que, por sua vez, contém link paras os seus perfis em redes sociais, publicidade e aplicativos referentes ao conteúdo de entretenimento da grade de programação.
Segundo os autores, essa aposta dos canais faz com que a criança passe mais tempo em contato com os seus patrocinadores. “É importante que o acesso à internet seja universalizado no país, porém esse fenômeno torna o cuidado com a exposição da criança a estímulos consumistas ainda mais necessário”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário