sábado, 6 de dezembro de 2014

SESC SP, CICLO DE FILMES DO FESTIVAL ASSIM VIVEMOS! Exibição com LIBRAS e Audiodescrição (e Voice-over nos filmes estrangeiros)

Agora em dezembro, no SESC SP, CICLO DE FILMES DO FESTIVAL ASSIM VIVEMOS! Exibição com LIBRAS e Audiodescrição (e Voice-over nos filmes estrangeiros) gravados.

Mais uma chance de conhecer os filmes do Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência. Veja a programação completa abaixo:

PROGRAMAÇÃO SESC CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO
CICLO DE FILMES DO ACERVO DO FESTIVAL ASSIM VIVEMOS, de 8 a 13de dezembro

Dia 08/12, segunda-feira, às 15h Tema: Infância com deficiência
Convidado: Lucio Carvalho - Editor do Portal Inclusive, Inclusão e Cidadania
Filmes:
Meu Primo
Direção: Adam Elliot (5 min., Austrália, 1998)
Sinopse: Animação com bonecos de massinha. Lembranças da infância de um menino com paralisia cerebral. O narrador conta as travessuras que faziam juntos quando crianças, como as tentativas de voar de cima do galinheiro e as corridas desenfreadas com carrinhos de supermercado.
Filme: Uma vida para viver
Direção: Maciej Adamek (Polônia, 20min., 2003)
Sinopse: Um filme sobre crianças com deficiência visual sendo preparadas por seus professores para uma vida independente. Acompahamos as atividades diárias das crianças, quando elas aprendem a abotoar a roupa, amarrar os cadarços, reconhecer sons e objetos, e até a cozinhar. Entrevistadas, elas falam sobre o que querem ser quando ficarem adultas e mostram acreditar que não existem barreiras ou limites para seus planos e sonhos. Filme premiadíssimo, do mesmo diretor de “Até que a morte nos separe”.


Dia 09/12, terça-feira, às 15h Tema: Produção artística / estética
Convidado: Rogério Ratão
Escultor e ceramista. Participou de mostras coletivas dentro e fora do país e realizou sua primeira individual no Centro Cultural São Paulo em 1995. Atualmente trabalha em seu próprio atelier com modelagem em argila sem o recurso da visão. Desde 2011 atua como professor-artista no programa Igual Diferente do MAM-SP.

Filmes:
O Óbvio e o Obtuso
Direção: Nuria Polo (14 min., Espanha, 2006)
Sinopse: Uma pessoa cega assiste a um filme numa sala de projeção. Ouvimos a audiodescrição da cena que ela assiste. A seguir, vemos uma série de entrevistas do diretor com diversas pessoas cegas em busca do exercício inverso: as imagens cinematográficas buscando reproduzir as percepções cotidianas descritas pelos cegos. A percepção visual combinada com as imagens sugeridas pelos cegos possibilita uma nova reflexão sobre imagem e espectador.
Um Toque de Cor
Direção: Catalin Bry lla (11 min., Reino Unido, 2004)

Sinopse: Após adquirir uma deficiência visual, o pintor inglês Terry Jackson teve que reestruturar radicalmente tanto sua vida quanto sua técnica de pintura. Sua arte reflete a mudança pela qual passou, e mostra sua constante luta para manter a pintura como forma de expressão. O filme mostra as novas técnicas que desenvolveu e a cumplicidade com sua esposa no processo de criação.

Uma mudança na percepção
Direção: Dan Monceaux (13 min., Austrália, 2006)
Sinopse: O filme é um estudo experimental, humanístico e informal sobre viver sem visão. Diálogos com três mulheres australianas, ilustrados com animações, fotos e imagens feitas com câmera Super8, convidam o espectador a celebrar a beleza das perspectivas únicas daquelas mulheres. As imagens, quase sempre abstratas, não ilustram literalmente o que os depoimentos contam, apenas propõem uma tradução dos sentimentos. O filme se derrama como um sonho e uma estimulante experiência sensorial.

Dia 10/12, quarta-feira, às 15h Tema: Produção artística / estética
Convidado: Lara Pozzobon
Curadora do Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, projeto responsável pela introdução da audiodescrição em eventos culturais no Brasil em 2003.

Filmes:
Você queria fazer um filme?
Direção: Gali Weintraub (Israel, 20 min., 2003)
Sinopse: Jovem com paralisia cerebral aspirante a cineasta vai em busca de uma dupla de dançarinos formada por uma mulher com sequelas de pólio e seu filho, para realizar um documentário. Durante o processo de filmagem, descobre mais do que a história da dupla, revelando-nos sua intimidade e o conflito que surge entre diretora e personagens.
A Casa
Direção: Vivienne Jones (Reino Unido, 8 min., 2003)
Sinpse: Mistura de documentário e animação, o filme mostra um grupo de mulheres com deficiência intelectual que falam de suas vidas e memórias por meio de desenhos, que vão sendo transformados em animações pela diretora Vivienne Jones.

Dia 11/12, quinta-feira, às 15h Tema: Silêncio e LIBRAS
Convidado: Leonardo Castilho
Educador surdo do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Integrante do coletivo de artistas e educadores Corposinalizante, idealizador e responsável pela equipe Vibração e Sencity.

Filmes:
Egito
Direção: Katrin Resetarits (Áustria, 10 min., 1998)
Sinpose: Filme experimental sobre o universo da surdez em escolas e parques de Viena, no qual silêncios e ruídos são propositalmente contrastados. Crianças surdas se comunicam na sala de aula e um menino conta, em Língua de Sinais misturada com mímica, a história de uma aventura no Egito.
Filme: O resto é silêncio
Direção: Paulo Halm (Brasil, 22 min., 2003)
Sinopse: Com elenco composto por atores surdos e totalmente "falado" em LIBRAS, a sensível história de amor entre um casal de adolescentes surdos leva a uma dupla reflexão: por um lado, sobre a riqueza da comunicação não-verbal; por outro, sobre a relevância do som no cinema. O contraponto é dado pelas divertidas peripécias dos adolescentes, cujo silêncio é mais que eloqüente.

Dia 12/12, sexta-feira, às 15h Tema: Universo particular
Convidado: Lara Pozzobon
Curadora do Assim Vivemos - Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência, projeto responsável pela introdução da audiodescrição em eventos culturais no Brasil em 2003.

Filmes:
Bate na Madeira
Direção: Vivienne Jones (6 min., Reino Unido, 1996)
Sinopse: Animação. Um homem se prepara para dormir. Entretanto, ao invés de cair no sono, ele passa o tempo todo verificando as luzes, os relógios, a janela, as portas... Quanto mais ele tenta controlar o ambiente ao seu redor, mais este parece ameaçador. Um filme sobre a pequena distância entre as ações corriqueiras e a insanidade.
Diário de Wood
Direção: David E. Meyers (13 min., EUA, 2006)
Sinopse: Acompanhe um homem por um dia e descubra o que a maioria das pessoas demora uma vida para aprender. Wood vive com sua mãe. Constrói figuras humanas de madeira e interage com elas. Todos os dias, ao sair e ao chegar em casa, repete um singelo e amoroso ritual com suas esculturas. Apenas com imagens, sem diálogos, o filme proporciona uma comovente experiência estética.
Por Fora / Por Dentro
Direção: Nick Pentzel (6 min. EUA, 2002)
Sinopse: Nossa aparência exterior não expressa o que há em cada um de nós. Nick Pentzell, autista e mudo, divide conosco sua profundidade interna. Auxiliado pelo diretor Gwen Waltz, desenvolve uma maneira original de apresentar as complexidades de seu cotidiano. São de sua autoria os textos e poemas mostrados no filme.

13/12, sábado, às 15h Tema: Cegos em atividades criativas
Convidado: Leda Spelta - Psicóloga e Especialista em Acessibilidade Web – Acesso Digital
Filme: Gente que Voa
Direção: Tom Collinson (24 min., Reino Unido, 2004)
Sinopse: Um campeão mundial de pipas e suas tentativas de ensinar seu chefe cego a empinar pipas. O filme mostra performances incríveis em um campeonato radical e apresenta um cego que reconhece pelo ruído todos os tipos de avião, suas rotas e destinos. Um documentário sobre duas pessoas e uma mesma paixão: o vôo.
Filme: Os Pregadores de Roupa
Diretor: Joël Brisse (22 min. França, 1997)
Sinopse: Alban é um rapaz cego de 15 anos que lida com sua deficiência com auto-ironia e despreocupação. Sua rotina é basicamente entre sua casa e a escola, onde se diverte com os amigos. Um dia, é premiado com uma câmera por um projeto especial na escola e de algum modo descobre que nem tudo na vida é imediatamente acessível a ele. Mas encontra sua maneira particular de lidar com a nova experiência.

Todas as sessões contarão com LIBRAS e Audiodescrição (com Voice-over) gravados. Nos debates, Intérpretes de LIBRAS.

LOCAL: SESC CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - prédio da FecomércioSP
Bela Vista - São Paulo - SP
TEL.: 11 3254-5600
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br
Horário de Funcionamento
segunda a sexta, 10h às 22h
sábados e feriados, 9h30 às 18h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário