sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Lições para um pratinho saudável

Enquanto a amamentação basta é fácil, mas quando chega a hora de apresentar os alimentos aos pequenos, as dúvidas começam a surgir, mas nossa especialista não deixa você sem resposta!
156732403_meu_pratinho_saudavel
Quando eles nascem é fácil de acertar, pois é certo que o leite materno é o melhor alimento para o seu filho e pode ser exclusivo até os seis meses de idade. “Há casos em que a mãe não tem condições de amamentar e pode utilizar as fórmulas infantis de partida, identificadas com o número 1, destinadas às crianças de zero até os seis meses de idade, e as fórmulas infantis de seguimento, identificadas com o número 2, para crianças de seis até doze meses”, afirma Ana Paula Alves, diretora da Nutrição do Instituto da Criança.
Mas, passado os seis meses, cabem aos pais a missão de estimular o paladar das crianças com nutrientes e sabores do bem, para uma vida de hábitos e desenvolvimento saudáveis. A boa nutrição, quando introduzida desde o berço, evita recusas e cara feia na hora de comer. Mas, é natural que os pais fiquem confusos ao elaborar os primeiros cardápios do bebê. Por isso, Ana Paula responde as principais dúvidas de consultório. Uma delas pode ser a sua!
Será que estou introduzindo os primeiros alimentos ao meu filho corretamente?
Ana Paula Alves: O suco de fruta deve ser o primeiro a ser oferecido, no período da manhã, no intervalo da mamada, uma vez ao dia. Após uma semana, introduza a papa de fruta, à tarde, no intervalo da mamada. Na semana seguinte, você pode oferecer a papa salgada, uma vez ao dia, no almoço ou jantar, complementando com a amamentação, enquanto não houver boa aceitação da papinha. Assim que a aceitação for melhorando, a papa salgada substituirá a mamada deste horário.
No folder do Programa “Meu Pratinho Saudável”, você confere alguns exemplos de alimentos que podem ser utilizados no preparo da sopa ou papa salgada.
A partir dos sete meses de idade, comece a oferecer a papa salgada no almoço e jantar. Entre os nove e 12 meses de vida, você pode começar a oferecer os alimentos da família, desde que sejam saudáveis e adequados.
Evite ao máximo embutidos como salsichas, linguiças, presunto, frituras, temperos prontos ou picantes, refrigerantes, sucos industrializados, alimentos industrializados com corantes artificiais, ricos em açúcar ou sal como queijo “petit suisse”, doces, chocolate e biscoitos recheados. Estes alimentos são ricos em sal, açúcar e gorduras que não são adequadas para o seu bebê. Além disso, irritam o estômago e estimulam o paladar do seu filho para o consumo de doce e salgado. Sem contar que pesquisas científicas já comprovaram que o excesso de consumo destes alimentos, leva a obesidade, diabetes, dislipidemia, doenças cardiovasculares e câncer.
Quais os alimentos posso utilizar no preparo dos primeiros sucos e papas de frutas?
Ana Paula Alves – As crianças podem comer todos os tipos de frutas, mas dê preferência às frutas naturalmente doces como a laranja, maçã, pera, mamão, banana, manga, melancia, melão e pêssego e não acrescente açúcar. Ofereça uma fruta por vez para que a criança possa conhecer o sabor de cada uma delas. Quando o seu filho já conhecer o sabor de cada uma delas pode misturar no preparo da papa de fruta.
E quando meu bebê começar a comer sopa? Por quais alimentos devo optar?
Ana Paula Alves – No início da introdução da papa salgada você pode utilizar legumes (abóbora, cenoura, chuchu, abobrinha) e cereais (arroz, farinha de milho) ou tubérculo (batata, mandioquinha, inhame, cará). Espere três dias e acrescente, aos poucos, carne (bovina, ave e peixe), verduras (espinafre, repolho, couve, brócolis) e leguminosas (feijão, lentilha, soja, ervilha).
É importante que ao preparar a sopa você inclua um item de cada grupo alimentar, ou seja: um cereal ou tubérculo (raízes), um tipo de leguminosa (grão/feijão), uma carne e duas hortaliças (verduras e legumes)
Posso temperar as papas salgadas?
Ana Paula Alves – Use apenas óleo e cebola na papa salgada em pequena quantidade. Após a fase de adaptação, o alho, a salsinha, o manjericão, salsão e outros temperos naturais, desde que sejam frescos, estão liberados.
A partir de que idade devo oferecer água para ele?
Ana Paula Alves – Durante o aleitamento materno não há necessidade de oferecer água ou chás, pois todas as vitaminas e sais minerais estão no seu leite. Porém, se você está administrando fórmula infantil, ofereça água nos intervalos das mamadas desde os primeiros meses. Não se esqueça de que a água deve ser fervida ou filtrada.
Como deve ser a consistência da alimentação do bebê?
Ana Paula Alves – A consistência da alimentação deve evoluir de acordo com a aceitação da criança. Num primeiro momento, as frutas e papas devem ser amassadas com o garfo ou raspadas. Nunca passe no liquidificado. Isto impede a criança de distinguir a consistência, o sabor e a cor dos novos alimentos. Aos sete meses é importante deixar pequenos pedaços de alimentos no pratinho dele. Assim, você o estimula a mastigar.
O que pode acontecer se oferecer outros alimentos antes dos seis meses para o meu bebê?
Ana Paula Alves – Oferecer outros alimentos antes dos seis meses pode atrapalhar o aleitamento materno, aumenta o risco de ocorrer alergias alimentares, infecções e deficiência de nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário