quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

25 maneiras de perguntar à seus filhos “Como foi a escola hoje?” e obter respostas!

Esses dias, conversando com uma amiga, ela me perguntou se meus filhos contavam o que havia acontecido na escola, porque a filha dela não contava nada! Parei para pensar e, realmente, quando pergunto “Como foi a escola hoje?”, o máximo que eles me falam é “legal”!
Essa mesma amiga me mandou um artigo do site Huffington Post e não pude deixar de compartilhá-lo com vocês (fiz uma tradução livre). São perguntas simples e que podem ser muito melhores e eficazes do que um simples “Como foi a escola hoje”!
A autora, Liz Evans, também sentia essa dificuldade de obter respostas e ela fez esta lista de perguntas, e a cada dia faz algumas delas. Claro que vocês não vão fazer 25 perguntas para os seus filhos no mesmo dia, senão eles vão ficar exaustos! Rsrs! Mas achei super bacana e as perguntas fáceis de responder!
escola-colegio-sala-de-aula-classe-turma-aluno-estudantes-professor-1326740369165_956x500
Vamos à lista:
1) Qual foi a melhor coisa que aconteceu na escola hoje(Qual foi a pior coisa que aconteceu na escolahoje?)
2) Me conte algo que fez você rir hoje.
3) Se você pudesse escolher, com quem você gostaria de se sentar junto na sala de aula(E com quem você não querse sentar na sala de aula e por quê?)
4) Qual é o lugar mais legal da escola?
5) Diga-me uma palavra estranha que você ouviu hoje. (Ou algo estranho que alguém disse.)
6) Se eu ligasse para o(a) seu(sua) professor(a) hoje à noite, o que ele(a) me contaria sobre você?
7) Você ajudou alguém hoje? Como?
8) Alguém ajudou você hoje? Como?
9) Me conte uma coisa que você aprendeu hoje.
10) Em que momento você ficou mais feliz na escola?
11) Em que momento você ficou mais entediado na escola?
12) Se uma nave alienígena fosse até sua classe e puxasse alguém pra cima, quem você gostaria que fosse escolhido?
13) Com quem você gostaria de brincar no recreio que nunca brincou antes?
14) Diga-me uma coisa boa que aconteceu hoje.
15) Qual palavra o(a) professor(a) mais falou hoje?
16) O que você acha que deve fazer/aprender mais na escola?
17) O que você acha que deve fazer/aprender menos na escola?
18) Quem na sua classe que você acha que poderia ser melhor?
19) Onde você brinca menos no recreio?
20) Quem é a pessoa mais engraçada de sua classe? Por que é que ele(a) é tão engraçado(a)?
21) Qual foi a sua parte favorita do almoço?
22) Se você tiver que ser o(a) seu(sua) professor(a) amanhã, o que você faria?
23) Existe alguém na sua classe que precisa de um castigo?
24) Se você pudesse trocar de lugar com qualquer pessoa da sua classe, com quem você trocaria? Por quê?
25) Diga-me mais ou menos três vezes diferentes que você usou seu lápis hoje na escola.
Ela conta no artigo, que as respostas têm sido surpreendentes, principalmente nos itens, 12, 15 e 21. Na pergunta 3, ela se admirou ao saber que, muitas vezes, eles não querem sentar-se ao lado do “melhor amigo”.
Testem essas perguntas na casa de vocês e depois volte para nos contar os resultados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário