terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Canhoto, destro ou ambidestro

Até os dois anos de idade crianças usam indiferentemente as duas mãos. Só a partir desta idade ela começa a demonstrar predileção por um dos lados
canhoto-destro
Canhotos são aqueles que desenham, pintam, rabiscam e realizam outras atividades com a preferência pela mão esquerda. Os que preferem expressar a sua arte com a mão direita são os destros, já os ambidestros usam as duas mãos.
Os canhotos correspondem a 8% da população. Além da predileção pela mão esquerda, têm um olho e um pé que gostam mais de usar. Já observou um canhoto olhando pela fechadura ou ao microscópio? E chutando uma bola? Sempre utilizam o mesmo lado, que pode coincidir ou não com o da mão.
Mas por que isso acontece?
Os movimentos do corpo – mãos, pés, braços – são controlados pelo nosso cérebro. O lado direito dele comanda o lado esquerdo do corpo e vice-versa. Nos destros, o lado esquerdo do cérebro governa a linguagem. Já nos canhotos o lado direito do cérebro comanda a linguagem em apenas 30% deles. Alguns estudos sugerem uma relação entre o canhotismo e a criatividade para atividades artísticas e ciência. Porém, tais evidências não estão muito claras.
canhoto-destro2
O fato é que até um ou dois anos as crianças usam indiferentemente as duas mãos. É a partir dessa idade que se começa a definir a sua predileção por uma das mãos.
Por isso, mães, pais, tias, vovós, professoras, atenção: se perceberem que a criança rabisca, pega o talher ou leva a comida à boca com a mão esquerda, não a obrigue a fazer essas atividades com a mão direita. Forçar pode fazer com que ela demore mais para aprender a escrever e até ter problemas para ler e se expressar.
Mas, se antes de um ano de idade a criança já tiver preferência por uma das mãos – tanto faz se esquerda ou direita -, é um sinal de alerta. Talvez haja alguma lesão cerebral. Avise o pediatra.
Outra dica: como os canhotos têm de empurrar o lápis, eles costumam fazer muita força sobre o papel. Assim, desde cedo, devem aprender a posicionar o papel ligeiramente mais à esquerda do que o corpo, para que possam escrever em direção a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário