Por Meio de Avisos sonoros, Protótipo desenvolvido por Pesquisadores brasileiros TEM Como Objetivo Dar Mais Autonomia Às PESSOAS com Deficiência visual.
Pesquisadores do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAP-SoL) , sediado na USP de São Carlos , desenvolveram hum Protótipo de Sistema Que utiliza o som Pará sinalizar obstaculos.
A Ferramenta TEM Como Objetivo Ajudar na locomoção e dar Uma Maior Autonomia Às PESSOAS com Deficiência Visual .
Batizado de GuideMe , o software Funciona em hum Dispositivo Pequeno, Ajustável à roupa. A Tecnologia utiliza uma Visão computacional POR Meio de Uma webcam em tradicional e Algoritmos de Processamento de Imagem capazes de identificar uma Presença eA Aproximação de Pessoas.
Baseada na psicoacústica - Estudo da Relação Entre Estímulos sonoros e SUAS Sensações decorrentes - e Sensores de ultrassom Pará localizar obstaculos, o GuideMe Produz hum som Que aparenta surgir da Direção e da distância em Que ESTÁ o obstáculo.
Por Meio de fones de ouvido, o Sistema estabelece Comunicação com o Usuário tanto verbalmente, com o Uso de hum sintetizador de voz, Quanto POR Meio de filhos tridimensionais.
A Expectativa E Que o Sensor, JA em completa SUA especificação, sensor utilizará GPS, Bússola e Conexão sem fio de para Prover Auxílio uma locomoção áreas EM Abertas.
O Objetivo inicial do Projeto foi de aperfeiçoar OS Algoritmos that utilizam Processamento espacial e de Imagem. O Protótipo Atual foi Produzido em hum EQUIPAMENTO de hardware fornecido Pela Empresa de Tecnologia Intel.
O Protótipo Desenvolvido AINDA alcançou O Primeiro lugar no II Concurso de Sistemas Embarcados Intel Realizado Durante o IV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais (SBESC).
Nenhum comentário:
Postar um comentário