A Prefeitura de Curitiba lançou nesta quarta-feira (14) o Calendário Paradesportivo e de Lazer de Curitiba 2015 , organizado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude em parceria com a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Dentre as atividades previstas estão a Copa Curitiba de Basquete em Cadeira de Rodas, Copa Brasil Paradesportiva de Esgrima e Copa Curitiba de Volei Sentado.
“A Smelj desenvolve há algum tempo eventos voltados para as pessoas com deficiência. O que estamos fazendo agora é sistematizar esta ação como política pública, com foco na inclusão das pessoas com deficiência nas diversas atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Curitiba”, afirma o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio Dutra Jr.
A secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo, destaca que a inclusão da pessoa com deficiência no esporte torna Curitiba mais humana e participativa para todas as pessoas. “O Calendário Paradesportivo 2015 demonstra a vontade de realizar e atende aspirações dos paradesportistas, com disputas que permitem o desenvolvimento da verdadeira competição em diversas modalidades, aproximando jovens e adultos do desporto e das atividades de integração social e esportiva”, diz.
Ações de paradesporto na capital paranaense estão sendo cada vez mais aprimoradas e desenvolvidas na atual gestão pelas secretarias envolvidas, com pesquisa e estudo de metodologias, discussão e elaboração de projetos e planejamento e execução de atividades esportivas voltadas à pessoa com deficiência na capital paranaense. Atualmente, podem ser encontradas pessoas com deficiência nos grupos convencionais dos cursos e atividades oferecidos pela Prefeitura, como ginástica, hidroginástica, voleibol, natação, lutas, confirmando a verdadeira inclusão.
Mais de cem profissionais da Smelj passaram por capacitação para realizar o atendimento da pessoa com deficiência, permitindo que aquelas que praticam atividades esportivas tenham toda a atenção necessária e façam exercícios como qualquer cidadão curitibano. “Procuramos não só focar o esporte de rendimento, mas também a iniciação esportiva. Privilegiamos o trabalho de atividade física em primeiro lugar. E também a criação de turmas com novos praticantes de modalidades, como vôlei sentado e basquete em cadeiras de rodas”, disse Dutra.
A pessoa com deficiência tem participado também de atividades de lazer da secretaria, como dança adaptada. Em 2014, cinco das nove etapas do Circuito de Dança Curitiba tiveram a participação de grupos de escolas especiais. No ano passado também foi realizada a Mostra Especial de Dança, que contou com grupos de escolas especiais e bailarinos de grupos tradicionais de dança. Em 2015, todas as etapas do circuito deverão ter apresentações de grupos de dança de pessoas com deficiência.
As atividades de paradesporto na cidade também serão estendidas às unidades do Portal do Futuro, localizadas no Boqueirão, Bairro Novo, Cajuru e CIC. As pessoas com deficiência que procurarem inscrição em qualquer unidade do Portal do Futuro passarão por uma triagem e receberão um plano de atendimento considerando o tipo de deficiência.
O grupo de triagem será formado pelo gestor ou vice gestor da unidade do Portal do Futuro, um representante do Centro de Referência e Qualidade de Vida e Movimento (CRQVM) da Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude e um representante da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário