quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Instituto expõe obras de arte feitas por crianças com Síndrome de Down em SP


O Instituto Olga Kos reúne, a partir desta quinta-feira (9), obras feitas por crianças e adolescentes com Síndrome de Down na exposição "Amigos e Inclusão – Mestre Granato", na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Os trabalhos, feitos com diferentes técnicas da arte contemporânea, são resultado de oficinas com o artista plástico Ivald Granato.
Segundo Granato, a ideia da exposição é mostrar aos visitantes como foi o círculo de exercícios, "onde tudo se aprendeu, tudo se resolveu e foi real". "Queremos transmitir isso a todos provando que dá certo", afirma o artista.
Com aulas práticas e teóricas, Granato aceitou o desafio de levar sua experiência aos jovens atendidos pelo Instituto. "Achei que era pertinente fazer, acreditei e deu certo", conta o artista plástico. Para ele, a importância do projeto está em se tratar de um processo criativo, não só repetitivo. "Eu acredito na hipótese de transformar o processo em arte, e eles absorveram muito bem, o resultado foi ótimo, de qualidade", disse.
As obras ficam expostas de 1º a 12 de outubro, das 10h às 22h, com entrada gratuita..
O instituto também vai lançar o livro "Aventura na Arte, Novos Amigos e Inclusão – Mestre Granato", de Jacob Klintowitz, sobre a vida e obra do artista, nesta quinta-feira (9), das 19h às 22h, na Cinemateca Brasileira.
O Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural atende pessoas com deficiência intelectual, particularmente Síndrome de Down, e crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. A ação da instituição une artistas plásticos, arte-educadores, psicólogos, profissionais multimídia e pedagogos com o objetivo de abrir um canal de comunicação pela arte e pelo esporte, e por meio deles, proporcionar a integração com inclusão.
Serviço
Cinemateca Brasileira - Rua Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo (SP).
Leia mais em: http://zip.net/bkpNWv

Nenhum comentário:

Postar um comentário