Atualmente, voar é comum, rotineiro, é quase como pegar um ônibus para aqueles que viajam com frequência. A experiência de voar nem sempre foi assim, lembram? Os preparativos para uma viagem de avião começavam bem antes “só” porque ia-se de avião. Até uma roupa mais bonita se pensava em usar! Outros tempos…
No entanto, nem para todo mundo, mesmo nos dias atuais, voar é algo tão comum. Para as crianças com autismo e outras necessidades especiais, põe exemplo, voar ainda é um evento, exige preparações e cuidados. A mudança na rotina, o ruído, os ambientes desconhecidos, as multidões, tudo contribui para uma experiência avassaladora e super estimulantes que pode causar alguns grandes incômodos.
Felizmente, há agora programas em vigor em muitos aeroportos do mundo que que fornecem às crianças com autismo uma experiência de vôo, sem sair do chão. Os participantes fazem as malas, andam para o aeroporto, passam pela segurança e continuam por todo o processo de vôo, incluindo embarque, “voar” e desembarque.
Este “ensaio geral” ajuda a preparar os indivíduos com autismo para voar. Quando chegar a hora do voo real as crianças com autismo vão saber o que esperar e o ambiente não será tão estranho assim para eles.
Aqui estão 15 aeroportos que atualmente oferecem um “ensaio” antes do voar:
1. Boston Logan International Airport
O aeroporto de Boston oferece o programa asas para o autismo, que estabelece um “ensaio geral”, a fim de ajudar as famílias a provar como será a sua experiência antes da viagem real. Este evento é realizado duas vezes por ano.
2. Seattle-Tacoma International Airport
O The Arc of King County, o Port of Seattle and a Alaska Airlines estão se unindo por mais evento “Asas para o Autismo”. O programa oferece às famílias a oportunidade de praticar o entrar no aeroporto, obter cartões de embarque, passar pela segurança e embarcar em um avião. Asas para o autismo é também um ensaio especialmente concebidos para pessoas com transtornos do espectro do autismo, seus familiares e profissionais da aviação.
3. Philadelphia International Airport
O Philadelphia International Airport (PHL) tem colaborado com especialistas em autismo para desenvolver um “Programa de Acesso ao Autismo”. Este programa oferece oportunidades para crianças com autismo e suas famílias também se familiarizarem com a viagem, e inclui histórias sociais e uma experiência de aeroporto simulado. Os membros da família com crianças com autismo e companhias aéreas interessadas em participar neste programa poderão contactar para obter mais informações no email: accessibility@phl.org.
4. Minneapolis – St. Paul International Airport
Em um esforço para aliviar a ansiedade associada a uma visita aeroporto e à voar, as instituições Metropolitan Airports Commission (MAC), Fraser and the Autism Society of Minnesota (AuSM) se uniram para criar o programa “Navegando com Autismo”.
O programa inclui eventos mensais, todos projetados especificamente para indivíduos com autismo, em que as famílias são guiadas através de uma visita de aeroporto até a porta do avião para encontrar seus lugares.
6. New York: Aeroporto Internacional JFK
Blue Horizons for Autism oferece às famílias a oportunidade de praticar cada parte da experiência do aeroporto, a fim de ajudar as pessoas com necessidades especiais a se ajustarem ao transporte aéreo. Tudo começa desde a hora de fazer o checkin, pegar os cartões de embarque com horários de partida e os números dos portões. Eles são, então, levado pela segurança e tem a opção de sentar-se em frente ao seu portão ou explorar o terminal. Uma vez que todos os passageiros já embarcaram no avião, o avião sai do portão e circunda o aeroporto antes de “pouso”, retornando de volta para o portão.
7. Newark International Airport
O Newark International Airport oferece um “Programa de Formação para Autismo”, que permite que as crianças com autismo a experimentem um treinamento que permite que as crianças explorarem cada etapa do processo de viagem, que começa com o checkin e o recebimento do seu cartão de embarque.
8. Detroit Metro Airport
The Autism Alliance of Michigan fez uma parceria com os Wayne County Airport Authority e Delta Airlines na criação do programa “On-Board com autismo”.
O programa oferece um programa de simulação para as famílias e suas crianças com necessidades especiais a experiência, a fim de tornar mais confortável as viagens aéreas e os encontros sociais que fazem parte desse momento.
10. Atlanta: Hartsfield-Jackson International Airport
Através de uma colaboração entre a Emory University’s Autism Center, Hartsfield-Jackson e AirTran Airways, o Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson criou um programa que ainda está em sua “fase piloto” para tornar a experiência de voo mais agradável para pessoas com autismo e suas famílias.
11. Washington D.C. Dulles International Airport
No sábado, 1 de novembro, está chegando o “Asas para Todos” ao Aeroporto Internacional de Dulles. Ainda sem detalhes o programa visa, como os outros, uma experiência mais confortável na hora de voar.
12. Washington D.C. Ronald Reagan National Airport
Em 08 de novembro, o programa “Asas para o Autismo” está chegando no Washington D.C. Ronald Reagan National Airport, em parceria com a American Airlines.
13. Tulsa International Airport
Asas para o Autismo está agora em parceria com o Tulsa International Airport, Southwest Airlines, Transportation Security Administration, BlueStone National Resources e TARC.
14. Greensboro, North Carolina: Piedmont Triad International Airport
Em 25 de outubro, 0 Asas do Autismo está chegando ao Greensboro, em parceria com The Enrichment Center, Arc of High Point, a Autism Society of North Carolina e a Delta Airlines.
15. Manchester, New Hampshire Regional Airport
Asas para o autismo lançou seu programa no aeroporto de Boston em parceria com The Charles River Center, Southwest Airlines and the Transportation Security Administration.
Nenhum comentário:
Postar um comentário