SENIOR FISIOTERAPEUTA, SÍNDROME DE DOWN ESPECIALISTA
SIE CENTRO DE SÍNDROME DE DOWN DO HOSPITAL INFANTIL, AURORA, CO
Quais são alguns dos desafios que os bebês com Síndrome de Down enfrentam no seu Desenvolvimento Motor Grosso?
Crianças com síndrome de Down querem fazer o que todas as crianças querem fazer: eles querem sentar, engatinhar, andar, explorar o ambiente e interagir com as pessoas ao seu redor. Para isso, eles precisam desenvolver suas habilidades motoras. Por causa de certas características físicas, que incluem hipotonia (baixo tônus muscular), frouxidão ligamentar (frouxidão dos ligamentos que provoca aumento da flexibilidade nas articulações) e diminuição da força, as crianças com síndrome de Down não desenvolvem habilidades motoras, da mesma forma que o tipicamente em desenvolvimento criança faz. Eles encontrar formas de compensar as diferenças na sua constituição física, e algumas das compensações pode levar a complicações a longo prazo, tais como dor nos pés ou o desenvolvimento de um padrão de marcha ineficiente.
O objetivo da terapia física para essas crianças é não acelerar o ritmo de seu desenvolvimento, como muitas vezes se presume, mas para facilitar o desenvolvimento de padrões de movimentos mais eficientes. Isso significa que, a longo prazo, você quer ajudar a criança a desenvolver uma boa postura, o alinhamento adequado do pé, um padrão de marcha eficiente, e uma boa base física para o exercício ao longo da vida.
O que você faz em uma típica sessão de fisioterapia?
Em primeiro lugar, observo que habilidades que a criança já domina em sua própria. Então eu determinar o que a criança está pronta para aprender a seguir. É fundamental que nós ensinar as crianças o que eles estão prontos para aprender no próximo mês, em vez de trabalhar em algo que é muito avançado para eles.
Uma vez que eu sei que habilidade a criança está pronta para aprender, eu desenvolver uma forma de ensinar-lhe que habilidade. Eu quebro a habilidade em suas partes componentes, e então eu praticar a habilidade com uma variedade de estratégias para testar com o método que a criança é mais bem-sucedido. As estratégias são baseadas em estilo de aprendizagem da criança e física make-up.
Por último e mais importante, eu ensinar os pais a praticar a habilidade com seus filhos. Os pais podem praticar a habilidade quando a criança está se sentindo descansado e forte, e as habilidades podem ser incorporados na rotina diária. Através da prática e repetição, a criança vai desenvolver a força e eficiência, levando a maestria da habilidade.
Você escreve que as crianças são tipicamente de "observadores" por natureza "impulsionada motor-" ou. Como o temperamento impacto fisioterapia?
Temperamento é maneira característica de uma pessoa de pensar, se comportar e reagir. Eu olho para padrão de uma criança de pensar, se comportar e reagir ao aprender habilidades motoras. É a minha observação de que as crianças com síndrome de Down se dividem em duas categorias básicas de temperamento: motorizado e observador. As crianças que são motorizado tendem a ser tomadores de risco. Eles gostam de se mover rápido e tolerar novos movimentos e posições. Eles não querem ficar em um lugar e não gosta de ser parado. Crianças que são observadores são mais cautelosos, cuidadosos e querem estar no controle. Eles preferem posições fixas e são facilmente assustado quando aprender novos movimentos.
Quando as crianças que estão de motor e está aprendendo a andar, por exemplo, eles vão correr riscos de tomar medidas independentes e será implacável por quedas frequentes. Os observadores devem ser mais cauteloso e só vai arriscar passos independentes quando têm a certeza de seu equilíbrio.
Compreender o temperamento de seu filho e que o motiva irá ajudá-lo a ser mais eficaz em ajudar-lo a aprender habilidades motoras. Você vai saber com antecedência quais as actividades que é provável que ele gosta e quais atividades ele é susceptível de resistir. Sabendo disso, você pode começar com as atividades que ele gosta e só passar para os mais difíceis quando ele está bem descansado e motivado para aprender.
Quais são algumas dicas gerais que os pais devem ter em mente quando estiver trabalhando com seu filho em habilidades motoras brutas?
O desenvolvimento de habilidades motoras é a primeira tarefa de aprendizagem que a criança com síndrome de Down e seus pais terão de enfrentar juntos. Esta é uma oportunidade para os pais para começar a entender como a criança aprende. Use essas dicas como um ponto de partida para começar a explorar o estilo de aprendizagem do seu filho.
Determine o que motiva o seu filho. Seu filho tem mais chances de se mover quando há algo motivando-o. Por exemplo, ele pode rastejar para chegar a um brinquedo favorito. Ao praticar as habilidades motoras, o sucesso eo prazer do seu filho vai depender de como você joga, quais os tipos de brinquedos que você usa, e onde colocá-los.
Pense em como a criança pensa. Descobrir o que habilidades motoras seu filho gosta de fazer e, em seguida, construir sobre essas habilidades. Por exemplo, se o seu filho gosta de estar em sua barriga, ensiná-lo girando, rastejar e escalar; se ele gosta de se sentar, ensiná-lo a mover-se em sentado sozinho. As crianças muitas vezes são motivados a aprender habilidades em uma ordem diferente e não há problema em seguir a liderança de seu filho e trabalhar no que ele está pronto e disposto a aprender.
Defina o seu filho a ter sucesso. Habilidades prática que seu filho está pronto para aprender, para que possa realizá-los. Pratique quando ele está em seu melhor físico de modo que ele tem a energia, concentração e paciência para trabalhar as habilidades novas ou emergentes. Saiba como posicioná-lo e utilizar as melhores motivadores. Por fim, saber quando parar. Alguns momentos oportunos, quando a criança entende uma nova habilidade e consegue para ele são muito mais valiosas do que uma hora de luta que deixa tanto de você frustrado e chateado.
Leia pistas do seu filho. Preste atenção em como seu filho está respondendo a praticar as habilidades. Se for muito difícil, torná-lo mais fácil, alterando o set-up ou dando mais apoio. Pratique enquanto seu filho está fazendo o seu melhor. A qualidade do tempo que você gasta praticando habilidades motoras é muito mais importante do que a quantidade.
Tratá-lo como um jogo. Você realmente quer pensar em ensinar e praticar uma habilidade como um jogo. Em primeiro lugar, introduzir o "jogo" para que seu filho sente e tolera o movimento. Em segundo lugar, ajudar a criança a se familiarizar com o jogo e entender o que você quer que ele faça. Em terceiro lugar, praticar o jogo juntos e gradualmente diminuir seu apoio. Em quarto lugar, o progresso em direção à independência. O objetivo final é para o seu filho a dominar o jogo e ser capaz de fazê-lo por conta própria.
Crianças com síndrome de Down têm um estilo único de aprendizado, e precisamos entender e respeitar isso. Um psicólogo chamado Jennifer Wishart tem escrito extensivamente sobre este assunto. Ela diz que "podia correr o risco de mudar aprendizes lentos, mas dispostos em relutantes, alunos esquiva." Eu realmente personalizar o trabalho que faço com cada criança. Ter certeza de que as sessões de fisioterapia proporcionar um ambiente de aprendizagem agradável para os filhos para que eles são aprendizes dispostos, e eu encorajo os pais a fazer o mesmo em casa. Se o seu filho se sente imposta, ele ou ela está indo só para encontrar maneiras de resistir e evitar aprendizagem.
RECURSOS NDSS
RECURSOS EXTERNOS
- American Physical Therapy Association www.moveforwardpt.com Localize um fisioterapeuta e ler informações especializadas sobre a síndrome de Down e fisioterapia.
- "O objetivo e Oportunidade de Fisioterapia para crianças com síndrome de Down." Winders, Patricia C. (2001) Down Syndrome Quarterly 6 (2), 1-4.
- Habilidades motoras em crianças com Síndrome de Down: Guia para Pais e Profissionais. Patricia C. Winders. Bethesda, MD: Woodbine House. (1997)
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