Alunos da rede municipal de ensino e pessoas que passavam pela Praça Carlos Gomes participaram na manhã desta segunda-feira (22), Dia Mundial sem Carro, de uma experiência diferente: eles andaram de cadeira de rodas, com os olhos vendados e com pesos nas pernas, para vivenciar a realidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. A atividade faz parte da Semana Nacional de Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro.
O espaço para a vivência foi montado na Rua Monsenhor Celso, entre a José Loureiro e a Pedro Ivo. Além de 64 alunos da Escola Municipal Maria do Carmo Martins, da CIC, pessoas que passavam pelo local foram convidadas a participar.
Na praça foram expostas as frases escritas pelas crianças da rede municipal de ensino, em 2013, sobre o Dia Mundial sem Carro. Também foram oferecidos aos visitantes materiais educativos e informativos sobre o trânsito. As crianças que participaram das atividades desta segunda foram convidadas, ainda, a deixar registrada sua opinião sobre como é possível reduzir o número de veículos nas ruas. As frases produzidas este ano serão expostas na Semana Nacional de Trânsito em 2015.
A vivência de mobilidade é uma forma de fazer com que os participantes tenham a oportunidade de se colocar no lugar de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. As crianças que participaram do circuito tiveram muitas dificuldades. Poucas conseguiram subir com a cadeira de rodas no meio fio e com os olhos vendados perderam a noção do espaço e de direção.
Alexandre Cunha Pimpão Filho, de 9 anos, experimentou a deficiência visual por alguns minutos. "Não tinha noção de como a pessoa com deficiência se sentia na rua. É muito difícil circular sem enxergar", disse.
A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude também participou da atividade na Praça Carlos Gomes. Foram levados ao local diversos brinquedos e livros para as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário