sábado, 27 de setembro de 2014

Conselho comemora Semana de Pessoas com Deficiência

O evento ocorreu na praça da Juventude, em N. Sra do Socorro
No evento, houve palestras e atividades recreativas aos presentes (Fotos: Portal Infonet)
Para encerrar a Semana Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa Com Deficiência, iniciada no dia 21 de setembro, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência resolveu fazer uma cerimônia. O evento acontece na praça da Juventude Governador Marcelo Déda, no conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro, na manhã deste sábado, 27. A semana foi iniciada justamente no dia em que se comemora o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência.
O evento deste sábado contou com membros do conselho (municipal e estadual) e uma representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), além de pessoas com diversos tipos de deficiência, dentre elas: cadeirantes, portadores de síndrome de Down e de deficientes auditivos.
De acordo com o presidente do conselho municipal de Socorro, Samuel Fernandes, essa é uma excelente forma de encerrar a Semana. “Em Sergipe acaba hoje essa semana. Mas serviu para dar segmento administrativo, comercial, institucional do que é ser acessível e prestar acessibilidade às pessoas”, disse Fernandes.
Membros do conselho estadual e municipal estiveram presentes na cerimônia de encerramento da Semana
Estiveram presentes no evento pessoas de todas as idades e com deficiência de alta, média e baixa complexidade. Estão sendo  oferecidas atividades de lazer, lanches e serviços de saúde, além de programações artísticas, como o tradicional samba decoco.
Samuel informa que eventos como esse mostram a luta diária dessas pessoas por ambientes mais acessíveis. “Aos pouquinhos, as coisas vão melhorando. Os conselhos estão se fortalecendo nos municípios, as escolas já estão oferecendo mais acessibilidade. As escolas de N. Sra do Socorro já são modelos nesse sentido para outras no estado de Sergipe”, disse o presidente do conselho.
Cláudio Brito
Cláudio Brito é cadeirante e bacharel em Direito e diz que as pessoas deficientes procuram lembrar todos os anos o dia 21 de setembro. “É uma data importante, deve ser lembrada. Nós estamos querendo mudanças e estamos na tentativa de mudar. Também faço parte do conselho e estamos indo em vários outrosmunicípios prestando auxílio e também sugerindo propostas de políticas públicas de acessibilidade. É fundamental”, disse.
Por Helena Sader e Eliene Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário