quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Sensor de som criado por brasileiros ajuda pessoas com deficiência visual

Por Meio de Avisos sonoros, Protótipo desenvolvido por Pesquisadores brasileiros TEM Como Objetivo Dar Mais Autonomia Às PESSOAS com Deficiência visual.
Pesquisadores do  Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAP-SoL)Externo Site. , sediado na USP de São Carlos , desenvolveram hum Protótipo de Sistema Que utiliza o som Pará sinalizar obstaculos. Externo Site.
A Ferramenta TEM Como Objetivo Ajudar na locomoção e dar Uma Maior Autonomia Às  PESSOAS com Deficiência Visual
Batizado de GuideMe , o software Funciona em hum Dispositivo Pequeno, Ajustável à roupa. A Tecnologia utiliza uma Visão computacional POR Meio de Uma webcam em tradicional e Algoritmos de Processamento de Imagem capazes de identificar uma Presença eA Aproximação de Pessoas. 
Baseada na psicoacústica - Estudo da Relação Entre Estímulos sonoros e SUAS Sensações decorrentes - e Sensores de ultrassom Pará localizar obstaculos, o GuideMe Produz hum som Que aparenta surgir da Direção e da distância em Que ESTÁ o obstáculo.
Por Meio de fones de ouvido, o Sistema estabelece Comunicação com o Usuário tanto verbalmente, com o Uso de hum sintetizador de voz, Quanto POR Meio de filhos tridimensionais.
A Expectativa E Que o Sensor, JA em completa SUA especificação, sensor utilizará GPS, Bússola e Conexão sem fio de para Prover Auxílio uma locomoção áreas EM Abertas.
O Objetivo inicial do Projeto foi de aperfeiçoar OS Algoritmos that utilizam Processamento espacial e de Imagem. O Protótipo Atual foi Produzido em hum EQUIPAMENTO de hardware fornecido Pela Empresa de Tecnologia Intel.
O Protótipo Desenvolvido AINDA alcançou O Primeiro lugar no  II Concurso de Sistemas Embarcados Intel  Realizado Durante o IV Simpósio Brasileiro de Engenharia de Sistemas Computacionais (SBESC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário