sábado, 17 de janeiro de 2015

Por que os personagens de embalagens de alimentos infantis estão sempre olhando para baixo?


Hoje venho com uma curiosidade para reflexão, e sim está ligado a nutrição.
Diante desse questionamento – apresentado no título desse texto – acabei encontrando um estudo realizado pela Universidade de Cornell, nos EUA, que analisou 65 marcas de cereais para entender se os personagens nas embalagens de cereais influenciam de fato o comportamento dos seus consumidores.
Os resultados foram publicados na periódico “Environment & Behavior” via on line*, e a conclusão que chegaram foi: que os cereais para crianças estão sempre nas prateleiras inferiores dos supermercados (regras padrão de supermercados), geralmente nas duas últimas, que ficam a cerca de 60 centímetros do chão.
Já os produtos feitos para os adultos estão sempre nas prateleiras superiores, a um pouco mais de 1 metro de altura. Até aí tudo bem, porém o que chamou a atenção do estudo foram os personagens dessas caixas de cereais.
Nas embalagens de cereais para crianças, os olhos dos personagens estão sempre virados para baixo, a um ângulo de cerca e 9,6 graus, o que faz com que esses personagens tenham contato visual direto com seus possíveis consumidores: as crianças.
Elas se sentirão mais atraídas pois sentirão uma espécie de ligação com esses mascotes.
As figuras das embalagens de cereais para adultos, por sua vez, estão sempre olhando para frente, e assim, também fazem contato visual com os adultos concluiu os estudos.
Interessante saber também que alguns supermercados colocam cereais infantis em prateleiras superiores caso o produto tenha como alvo crianças e adolescentes. Os olhos em um lugar mais elevado fará contato visual com ambos os grupos.
Mesmo de forma inconsciente esses produtos apelam para você se sentir atraído seja você adulto ou criança.
Desperte o tigre obeso em você…

Nenhum comentário:

Postar um comentário