sábado, 17 de janeiro de 2015

Como fortalecer a criatividade da criança?


Essa habilidade é muito importante para a vida presente e futura de qualquer indivíduo. Por isso, estimulá-la é tarefa de educadores, cuidadores e pais. Neste post, algumas dicas para você, que atua na Primeira Infância, compartilhar com colegas e, especialmente, com os pais de alunos.
Não é incomum ver uma criança brincando com um pedaço de papel e dando a ele um nome de algum objeto: barco, avião… A imaginação infantil é fértil e a partir dela a criança aprende sobre o mundo. Aliá-la à criatividade é fundamental. Hoje a criança a usará para brincadeiras e soluções de questões básicas. Amanhã será uma de suas ferramentas para encarar e resolver problemas mais complexos da vida adulta.
Desde pequenos, os bebês já podem receber estímulos simples, provenientes de sons, imagens e movimentos. Depois, brincar com massinhas de modelar e blocos de montar ampliam o repertório de possibilidades, preparando-os para novos desafios e brincadeiras infantis.
Oriente os pais a manterem, no ambiente familiar, folhas de papel, cartolinas e outros materiais para desenhar e pintar. É no papel que a criança expressa seus sentimentos, de um jeito muito próprio e autêntico. Se o adulto perguntar a ela o que significam os “rabiscos”, ela provavelmente os nominará e contará em que situação eles estão inseridos. Medos, angústias, alegrias, dúvidas serão traduzidas no papel e poderão ser trabalhadas com os pequenos.
Sucata é outro material importante, simples, que aguça a criatividade infantil. Usar tampinhas, caixas, papelões e outras embalagens para construir brinquedos é uma delícia. Melhor ainda quando o adulto participa dessa construção, ajudando a criança a criar situações e personagens.
Lençóis e cadeiras podem se transformar em uma cabaninha na sala, no quintal ou no pátio do recreio. Passar uma tarde com a criança, depois de contar e ouvir histórias, fazer pipoca ou brincar de adivinha sob os lençóis é uma aventura e tanto.
Outra dica para os pais é pintar uma parede com tinta de lousa, no quarto da criança, e deixar giz à disposição para que a criatividade flua, assim como organizar uma minibiblioteca em que os livros sejam acessíveis em qualquer tempo.
Vale a pena orientar os pais sobre algumas questões. Bagunça e sujeira, por exemplo. Reclamar o tempo todo pode afastar a criança da brincadeira. É possível criar combinados para que, ao final da atividade, o espaço seja limpo e organizado por todos.
Brincar com a criança é ótimo, mas querer dirigir a atividade o tempo todo não é recomendável. Deixar os pequenos terem suas regras e ritmos ajuda a fortalecer a autonomia e a criatividade.
Você pode ter outras inspirações para o seu trabalho – e para orientar os pais – na matéria que serviu de base a este post. Depois, é só usar a sua criatividade para aguçar a imaginação dos pequenos. Bom trabalho!

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