sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Guia de como dar segurança ao sono de seu Bebê

sono seguro
Cerca de uma em cada cinco mortes por síndrome da morte súbita infantil (SIDS) ocorrem enquanto uma criança está sob os cuidados de alguém que não seja um dos pais. Muitas dessas mortes ocorrem quando os bebês que são colocados para dormir de costas em casa e são colocados para dormir de bruços por outro cuidador. Bebês acostumados dormir de costas e são colocados para dormir em suas barrigas são 18 vezes mais propensos a morrer de SIDS.
Quem está em risco de SIDS?
SIDS é a principal causa de morte nos EUA de crianças entre 1 mês e 12 meses de idade. SIDS é mais comum entre as crianças que são 1-4 meses de idade. No entanto, os bebês podem morrer de SIDS até maiores de 1 ano de idade.
O que posso fazer antes do nascimento do bebê para reduzir o risco de SIDS?
Cuide de si mesmo durante a gravidez e após o nascimento de seu bebê. Durante a gravidez, antes mesmo de dar à luz, você pode reduzir o risco de seu bebê morrer de SIDS! Não fume ou expor-se a fumaça dos outros, enquanto você está grávida e depois que o bebê nasce. O álcool e uso de drogas também pode aumentar risco do seu bebê para SIDS. Não deixe de visitar um médico para exames pré-natais regulares para reduzir o seu risco de ter um baixo peso ao nascer ou o bebê prematuro.
Outras maneiras de proteger seu bebê
  • Amamente seu bebê. Os especialistas recomendam que as mães alimentem seus filhos com leite humano por tanto tempo e tanto quanto possível, e pelo menos durante os primeiros 6 meses de vida, se possível.
  • É importante para o seu bebê para ser atualizado sobre suas imunizações e bem acompanhado pelo pediatra.
Onde é o lugar mais seguro para meu bebê dormir?
O lugar mais seguro para o seu bebê para dormir é no quarto onde você dorme até os 4-5 meses, mas não em sua cama. Coloque o berço do bebê ou berço perto de sua cama (ao alcance do braço). Isso torna mais fácil para amamentar e de se relacionar com o seu bebé. O berço deve estar livre de brinquedos, roupa de cama solta, cobertores e travesseiros.
Práticas de sono seguro
Coloque sempre os bebês para dormir de costas durante cochilos e à noite. Porque os bebês para dormir em seus lados são mais propensos a rolar acidentalmente de bruços, a posição de lado é tão perigosa quanto a posição de bruços.
Evite deixar o bebê ficar demasiado aquecido. O bebê pode estar muito quente, se você notar transpiração, o cabelo úmido, bochechas coradas, brotoeja, e respiração rápida. Vestir o bebê levemente para o sono. Ajuste a temperatura ambiente em um intervalo que é confortável para um adulto levemente vestida.
Considere o uso de uma chupeta na hora da sesta e hora de dormir. A chupeta não deve ter cordas ou clipes que podem ser um risco de estrangulamento.
Coloque o bebê em um colchão firme, coberto por um lençol. Coloque o berço em uma área que está sempre livre de fumo.
Não coloque os bebês para dormir em cama de adultos, cadeiras, sofás, camas de água, travesseiros ou almofadas.
Brinquedos e outros artigos de cama macia, incluindo cobertores macios, edredons, almofadas, bichos de pelúcia, almofadas abundantes, e cunhas não deve ser colocado no berço com o bebê. Roupa de cama solta, como lençóis e cobertores, não devem ser usados como esses itens podem prejudicar a capacidade da criança para respirar, se eles estão perto de seu rosto. Pijamas fechados e quentinhos no inverno são melhores alternativas do que cobertores.

Autor: Dr. José Luiz Setúbal
Fonte: Pediatrics jan. 2015 –Article: “Trends in Infant Bedding Use: National Infant Sleep Position Study, 1993–2010”
Guia de um pai para Seguro Sleep (Copyright © americana Academy of Pediatrics, revista 4/2012)

Nenhum comentário:

Postar um comentário