quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Assistidos da Apae Sorocaba trabalham na Câmara Municipal


Um dos principais objetivos da Apae Sorocaba é oferecer, aos seus assistidos, condições para que eles possam ter uma vida segura e independente. Neste sentido, na busca pelo desenvolvimento e integração das pessoas com deficiência na sociedade, a entidade também os capacita profissionalmente e luta pela inserção deles no mercado de trabalho. 

O esforço da entidade tem dado muito resultado. Além de diversos atendidos que já atuam em vários segmentos, Ana Paula Alves de Souza, 18 anos, e Lucas Henrique Ferreira, 19 anos, foram os selecionados para realizar estágio na Câmara Municipal de Sorocaba, sendo os primeiros integrantes do programa de integração para pessoas com deficiência intelectual ou com Síndrome de Down, previsto na Lei 10.900, de 8 de julho de 2014. Na última segunda-feira, os jovens conheceram o presidente do legislativo, o vereador Cláudio do Sorocaba I (PR) e as dependências da Casa. 

Além do presidente e de funcionários da Câmara, estiveram presentes na integração dos estagiários os representantes do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee), parceiro no programa, e da Apae Sorocaba. O vereador Cláudio do Sorocaba 1 realizou um discurso na cerimônia que marcou o primeiro dia de trabalho dos assistidos da entidade. "É com grande satisfação que recebemos esses estagiários. São muito bem-vindos. Vamos enviar cópia do nosso projeto às câmaras municipais das outras 25 cidades que compõem a Região Metropolitana de Sorocaba, para que sejamos uma vitrine dessa relevante iniciativa social", afirma. 

Segundo a diretora da Apae Sorocaba, Andréa Lungwitz Cléto, é importante que os atendidos tenham essas experiências, para que possam superar os obstáculos impostos pela vida. Ainda, ela esclarece que, nos dias de hoje, a proposta de atendimento a pessoas com deficiência nas áreas educacionais e sociais exigem novas práticas e atualizações de conceitos. "Quando inserido no mercado, esse jovem terá a oportunidade de adquirir, no dia a dia, maior responsabilidade e melhor qualidade de vida, além de ajudar a família financeiramente", conta. 

A Apae Sorocaba recebe, constantemente, pedidos de empresas que necessitam de funcionários com deficiência, inclusive, para estar em conformidade com a legislação brasileira. Quando a entidade é procurada, os profissionais escolhem uma pessoa que tem o perfil da vaga, de acordo com a habilidade que cada um apresenta no cotidiano da escola. De acordo com a Andrea, é responsabilidade do empregador a comunicação adequada com o deficiente, além do cuidado pessoal e com a saúde. "É muito importante, também, que o contratante tenha as condições adequadas para receber esses deficientes. Cabe, por sua vez, aos deficientes, respeitarem o ambiente de trabalho e exercerem suas funções corretamente", explica a diretora. 

Marca conhecida 

A Revista Seleções realiza anualmente a pesquisa Marca de Confiança, que também abrange o terceiro setor e, pelo 5º ano consecutivo, a Apae vence como a entidade com mais visibilidade e reconhecimento. O prêmio foi concedido à Aracy Lêdo, presidente da Federação Nacional das Apaes, em setembro deste ano. 

Segundo o presidente Alex Nogueira, o feito garante a confiabilidade de todas as unidades espalhadas pelo Brasil. "Nacionalmente, comemoramos 60 anos de existência e, em Sorocaba, 47 anos. Títulos como esse premiam o nosso trabalho, no intuito de melhorar a qualidade de vida dos deficientes e, ainda, atuar na defesa de seus direitos. Esse prêmio serve como incentivo para darmos continuidade ao excelente atendimento aos nossos assistidos", diz. 

A Apae de Sorocaba fica na rua Ubirajara, 528, Vila Gabriel. Mais informações podem ser obtidas pelo site:http://apaesorocaba.org.br  ou pelo telefone: (15) 3219-2499.

Nenhum comentário:

Postar um comentário