sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Terapia Ocupacional e a Síndrome de Down

Se você é um pai lendo este site, você provavelmente tem uma criança com síndrome de Down, como eu faço. Minha intenção com este artigo é para lhe fornecer algumas informações sobre a forma como um terapeuta ocupacional (OT) pode ser capaz de ajudar você e seu filho. Os terapeutas ocupacionais que trabalham com crianças têm educação e formação em desenvolvimento infantil, neurologia, condições médicas, desenvolvimento psicossocial e técnicas terapêuticas. Os terapeutas ocupacionais incidem sobre a capacidade da criança para dominar as habilidades de independência.
Estas podem incluir:
  • Habilidades de autocuidado (alimentação, vestuário, higiene, etc)
  • Habilidades motoras finas e grossas
  •  Habilidades relacionadas ao desempenho escolar (por exemplo: a impressão, corte, etc)
  • Lúdicas e de lazer habilidades
Quando seu filho é uma criança, seus interesses imediatos relacionam com a sua saúde e crescimento, o desenvolvimento dos marcos motoras básicas, interação social com você e os outros, o interesse em coisas acontecendo ao seu redor, e fala mais cedo sons e respostas.
Nesta fase, um OT pode envolver-se a:
  • Ajudar com problemas de alimentação oral-motor (isso também pode ser abordada por fonoaudiólogos). Devido a hipotonia e fraqueza dos músculos das bochechas, língua e lábios, a alimentação é difícil para algumas crianças com síndrome de Down. OTs sugerir técnicas de posicionamento e de alimentação, e pode ser envolvido em fazer ensaios de alimentação, se necessário.
  • Facilitar marcos motores, particularmente para as habilidades motoras finas. Os terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas trabalham em conjunto para ajudar a criança a desenvolver marcos motores brutos (por exemplo: sentar, engatinhar, em pé, andando) .OTs trabalhar com a criança nesta fase para promover braço e da mão movimentos que estabelecem a base para mais tarde o desenvolvimento habilidades motoras finas. O baixo tônus ​​muscular e ligamentos soltos nas articulações associados com a síndrome de Down são verdadeiros desafios para o desenvolvimento motor precoce e terapia ocupacional pode ajudar seu filho a enfrentar esses desafios.
Quando seu filho é uma criança e pré-escolar, ela provavelmente vai ter alguma mobilidade independente e será ocupado a explorar seu ambiente. Para auxiliar o seu desenvolvimento, você vai querer fornecê-la com muitas oportunidades de aprendizado, você vai querer encorajar as etapas iniciais para aprender a se alimentar e se vestir, você vai querer que ela aprender a jogar de forma adequada com os brinquedos e interagir com outras crianças, você estará incentivando fala e da linguagem, e você vai continuar a oferecer oportunidades de aperfeiçoamento de habilidades motoras. 
Nesta fase, um OT pode envolver-se a:
    Facilitar o desenvolvimento de habilidades motoras finas. Esta é uma etapa importante no desenvolvimento de habilidades motoras finas para crianças com síndrome de Down. Agora eles vão estar a desenvolver os movimentos de suas mãos, que lhes permitam fazer muitas coisas à medida que envelhecem, mas muitas crianças precisam de alguma terapia de entrada para assegurar que esses movimentos se desenvolvem. As crianças fazem isso através do jogo; eles abrem e as coisas perto, pegar e soltar os brinquedos de vários tamanhos e formas, empilhar e construir, manipular botões e teclas, experiência com giz de cera etc Seu filho pode enfrentar mais desafios a aprendizagem de habilidades motoras finas por causa do baixo tônus ​​muscular, diminuição da força e frouxidão ligamentar conjunta.
    Ajudá-lo a promover as etapas iniciais de habilidades de auto-ajuda. Um OT pode ajudar os pais a quebrar as habilidades para que as expectativas são adequadas, e pode sugerir posicionamento ou adaptações que podem ajudar a criança a ser mais independente. Por exemplo, uma criança pode ter mais sucesso se alimentar com um determinado tipo de colher e prato.
Em seguida, a criança entra no sistema escolar eo foco de suas energias mudanças um pouco mais! Você ajuda o seu filho se ajustar a novas rotinas, participar de reuniões escolares para planejar programa educativo do seu filho, você se concentrar no discurso e comunicação, você ajuda o seu filho a praticar as habilidades motoras finas para a escola (como aprender a impressão), você espera que seu filho desenvolver mais independência nas atividades de auto-ajuda, e você procurar atividades extracurriculares que irá expor o seu filho para uma variedade de experiências sociais, físicas e de aprendizagem.
Nesta fase, um OT pode envolver-se a:
    Facilitar o desenvolvimento de habilidades motoras finas na sala de aula. Muitos OTs trabalhar no sistema escolar e proporcionar programas para ajudar crianças com síndrome de Down aprendem a impressão, escrita, digitação, cortando, etc Eles também vão olhar para o posicionamento físico para um ótimo desempenho (por exemplo: tamanho mesa etc) e ajudar com as adaptações dos programas baseados em habilidades físicas da criança.
    Facilitar habilidades de auto-ajuda em casa e na escola. Tal como acontece com todas as crianças, os nossos filhos com síndrome de Down variam de personalidade, temperamento e motivação para ser independente. Algumas crianças com síndrome de Down têm um desejo de fazer coisas em si, como o vestido e se alimentar. Estas crianças podem aprender estas habilidades observando os outros e participar de uma idade jovem. Outras crianças podem ser felizes em deixar que os outros façam as coisas por eles, e pode resistir às tentativas de ajudá-los a aprender essas habilidades. Nestes casos, um OT pode ser capaz de ajudar uma mãe trabalhar fora desses desafios, ao mesmo tempo ajudando a criança a desenvolver melhores habilidades motoras para ser bem sucedido nas habilidades de auto-ajuda.
    Resolver quaisquer necessidades sensoriais seu filho pode ter. Às vezes um pai tem uma preocupação com as coisas do seu filho faz isso pode estar relacionado com o desenvolvimento sensorial da criança. Por exemplo, uma criança pode excessivamente colocar os brinquedos na boca, ela pode ter má consciência de seu corpo no espaço, ela pode espremer tudo muito duro ou cair muito as coisas, ou ela não pode tolerar muito bem algumas rotinas como lavar e escovar o cabelo . Um OT podem oferecer sugestões para ajudar a criança e os pais a lidar com estas questões.
Como pais, devemos nos preocupar com o bem-estar do nosso filho em todos os aspectos. Temos tantas coisas para pensar e manter o controle de: necessidades médicas e odontológicas, necessidades motoras e de comunicação, necessidades educacionais, defesa, necessidades sociais e comportamentais: a lista parece ir sobre e sobre! Precisamos da ajuda de profissionais treinados para guiar-nos e trabalhar com nossos filhos para ajudá-los a alcançar seu potencial na vida. Um terapeuta ocupacional é um membro da equipe que podemos contar com a prestação de assistência profissional ao longo do crescimento e desenvolvimento de nossas crianças.
Em os EUA, os serviços de OT pode ser obtido através de programas de Intervenção Precoce na Infância, escolas públicas e privadas, e de terapeutas privados.
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NDSS graças Maryanne Bruni, BSC OT (C) para preparar esta peça. 

RECURSOS NDSS

RECURSOS EXTERNOS

  • Habilidades motoras finas para a Síndrome withDown Crianças: Um Guia para Pais e Profissionais (segunda edição). Bruni, M. Bethesda, MD: Woodbine House. (2006)
- See more at: http://www.ndss.org/Resources/Therapies-Development/Occupational-Therapy-Down-Syndrome/#sthash.Hf5JMxxu.dpuf

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