segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A educação inclusiva como ferramenta da inclusão social e respeito pela diversidade

Curitiba é cidade-polo de programa de educação inclusiva



Curitiba foi escolhida pelo Ministério da Educação para ser um dos municípios-polo no Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. O convite feito pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão é para que a capital paranaense se torne referência em formação continuada de gestores e educadores de redes públicas de 33 municípios do Paraná.
Em parceria com o Ministério da Educação, Curitiba vai oferecer cursos, com duração de 40 horas, para profissionais que se tornarão multiplicadores nos demais municípios, replicando o conteúdo para outros gestores e educadores.
O programa oferece apoio para transformar sistemas educacionais em sistemas inclusivos. Como cidade-polo, Curitiba deverá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, articular com setores governamentais e não-governamentais, das redes municipais e estaduais, ações de formação continuada nos eixos curriculares de alfabetização e educação de jovens e adultos, educação ambiental, educação em direitos humanos.
Também fazem parte a educação especial, educação do campo, escolar indígena, quilombola e educação para as relações étnico-raciais.
“Seremos referência na formação de gestores que poderão ampliar o debate do que é educação inclusiva, promovendo em suas redes atendimentos com mais qualidade e inclusão. Isso assegura aos estudantes a vivência do conceito de direito às diferenças”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo
Gestão
Com a adesão ao programa, Curitiba assume o compromisso de promover a disseminação dos referenciais políticos, pedagógicos e legais que fundamentam a concepção e as práticas pedagógicas. Assume ainda a gestão voltada ao desenvolvimento inclusivo na escola entre os 33 municípios de abrangência, por meio da formação de seus gestores e educadores.
Como polo, caberá a Curitiba elaborar projetos, mobilizar a participação de gestores e instituições e prestar contas das ações desenvolvidas.
Entre as concepções trabalhadas na formação dos gestores estão a da inclusão social, com inclusão na educação básica, na oferta de saúde, assistência médica e social de qualidade, ou pelo próprio direito ao lazer ou ainda na Inclusão escolar. “Inclusão pela via da educação significa levar à escola aqueles que têm possibilidade de acesso e permanência desiguais”, explica Roberlayne.
O programa Educação Inclusiva: direito à diversidade acontece em 162 municípios-polo. O Ministério da Educação irá orientar os polos, analisar e aprovar projetos de cursos, realizar seminários de formação e oferecer apoio técnico e pedagógica.
Municípios da área de abrangência do polo Curitiba:
Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Antonina, Antônio Olinto, Araucária, Boacaúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Carlópolis, Colombo, Contenda. Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Guaraqueçaba, Guaratuba, Ibaiti, Mandirituba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, Quatiguá, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Santana do Itararé, São João da Boa Vista, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul.

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