terça-feira, 31 de março de 2015

Refeições prontas para crianças podem conter excesso de sal e açúcar

batata frita

Com os altos níveis de obesidade infantil, é importante buscar uma dieta saudável para as crianças desde cedo. Neste mundo atribulado da atualidade, muitas vezes preferimos usar produtos pré embalados, como salgadinhos e bolachas, a usar bolos, sanduiches e sucos naturais feitos em casa para o lanche de nossos filhos.
Um novo estudo publicado em março na Pediatrics descobriu que uma quantidade significativa de refeições e alimentos prontos para crianças vendidos nos EUA são ricos em sódio ou açúcar. Os pesquisadores examinaram o conteúdo de sódio e açúcar de refeições, lanches, frutas, legumes, cereais secos, sucos e sobremesas de 1100 crianças.
Nas análises de 79 grãos misturados e frutas, 41 continham adição de açúcar e 35 destes alimentos continham mais de 35% de calorias vindas do açúcar adicionado. 72% das refeições das crianças eram ricas em sódio, que continham mais de 210 mg por refeição, muito acima do recomendado.
Em média, os lanches à base de frutas secas continham 60 gramas de açúcar e 66% de calorias de açúcares totais. Os açúcares adicionados mais comumente utilizados foram: Suco de frutas concentrado (56%); Açúcares de outras fontes (33%); Açúcar de cana (20%); Xarope (15%) e Malte (7%).
Os autores do estudo concluíram que muitos tipos de alimentos infantis têm alto índice de açúcar ou teor de sódio, o que é bastante preocupante. O conselho é que os pais leiam os rótulos nutricionais e escolham os produtos com baixa adição de açúcar e sódio.
Reduzir a ingestão de sódio e açúcar na fase inicial da vida pode ajudar a definir preferências de gosto e ajudar as crianças a fazerem escolhas alimentares saudáveis ​​na vida adulta. Além disso, os bons hábitos também previnem seu filho contra obesidade e hipertensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário