terça-feira, 26 de agosto de 2014

Ouvindo palavras novas primeira ajuda as crianças com síndrome de Down durante a leitura


Resultados recentemente publicados sugerem que quando as crianças com síndrome de down tentativa de ler palavras desconhecidas, é útil se eles sabem o que a palavra soa como.
Um estudo, recentemente publicado na Pesquisa em deficiências de desenvolvimento , testaram se crianças com e sem síndrome de Down eram mais capazes de ler palavras novas depois que eles tinham ouvido falar. Ambos os grupos de crianças tiveram mais sucesso ao ler em voz alta as palavras que eles já tinham ouvido em relação a palavras que já não tivesse ouvido. Isso reforça as ligações entre língua falada e escrita e fornece evidências de que estar familiarizado com a forma falada de uma nova palavra antes de vê-lo em impressão é uma parte valiosa do ensino da leitura para crianças com síndrome de Down.
Dezesseis crianças e jovens com síndrome de Down foram convidados a ler 12 palavras 'alienígenas', que eram pequenas palavras sem sentido, por exemplo, 'NIRP' e 'Roak'. Antes de ler seis destas palavras, as crianças ouviu e fez falado atividades fonética de estilo como a segmentação das palavras. Isto levou a um melhor desempenho na tarefa de leitura.
Um grupo de crianças com desenvolvimento típico, também participou do estudo. Quando comparado com crianças com desenvolvimento típico, ao mesmo nível de único (real) leitura de palavras, as crianças com síndrome de Down tiveram um desempenho inferior na tarefa alienígena leitura de palavras e houve uma tendência para um maior benefício das atividades ditas. No entanto, quando comparado a um subgrupo de crianças com desenvolvimento típico, ao mesmo nível da linha de base da tarefa alienígena leitura de palavras, o benefício das atividades ditas foi o mesmo para crianças com desenvolvimento típico e crianças com síndrome de Down.
Este estudo sugere que, quando as crianças encontram uma palavra que não tem certeza de como pronunciar, beneficiam de estar familiarizado com a forma como ele soa. Os autores argumentam que isso pode ser porque as crianças tentam decodificar a palavra, mas não são totalmente bem-sucedido, resultando em uma "tentativa de decodificação parcial". Estar familiarizado com a forma como a palavra soa pode ajudá-los a preencher as lacunas e combinar a tentativa de decodificação parcial para a pronúncia correta.
O estudo foi realizado na Universidade de York e apoiado por uma bolsa de estudo CASE PhD do Conselho Social Research UK Económico e e Down Syndrome Education International.

Referência

  • Mengoni, SE, Nash, HM, & Hulme, C. (2014). Aprender a ler palavras novas em indivíduos com síndrome de Down.: Testando o papel do conhecimento fonológico Pesquisa em deficiências de desenvolvimento, 35 (5), 1098-1109, doi.10.1016 / j.ridd.2014.01.030
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